O comportamento humano pode ser convenientemente classificado como sendo pertencente a um dos três domínios, quais sejam: o cognitivo que faz parte as operações mentais; o afetivo que faz parte os sentimentos e emoções; e o domínio mental que faz parte os movimentos. Os movimentos são de grande importância biológica, psicológica, social, cultural e evolutiva. É através dos movimentos que o ser humano interage com o meio ambiente e alcança os objetos desejados ou satisfatórios para suas necessidades. O Referencial Curricular para a Educação Infantil (1999, p.15), afirma que:
O movimento humano, portanto, é mais do que simples deslocamento do corpo no espaço: constitui-se em uma linguagem que permite às crianças agirem sobre o meio físico e atuarem sobre o ambiente humano, mobilizando as pessoas por meio de seu teor expressivo.
Ao relacionar estes conhecimentos com a minha prática docente, observei que as crianças estavam tendo uma perda irreparável na disciplina de educação Física. Compreendo agora, que os trabalhos com os movimentos ou habilidades motoras na sala de aula, desenvolvem a afetividade, a socialização, a cognição e as qualidades físicas, abrangendo o corpo em sua totalidade. Nesse sentido Nóbrega (2005, p.81), ressalta:
O movimento fundado na motricidade supera o aspecto mecanicista, visto que é dotado de intencionalidade. Não há separação entre a realização mecânica e a significação para o sujeito que se movimenta. Todo movimento é inteligente, possui uma significação. Compreendendo o movimento com esse fio intencional, estaremos superando também o caráter de adestramento mecanicista dos métodos de ensino.
segunda-feira, 26 de novembro de 2007
MOVIMENTO
Publicada por Raquel da Silva Soares
As linguagens artítiscas e corporais da E.M.E.F.
às
segunda-feira, novembro 26, 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário